21 de maio de 2017 Aventura , Cultura , Gastronomia , História , Passeio

Presente e passado convivem em Cusco

Destino: Peru é o destino da vez na América do Sul

Templo de la Compañia de Jesus, no centro de Cusco

Andar em uma cidade que é mais antiga que o Brasil é muito emocionante. Cusco foi tomada dos antigos habitantes, os Incas, em 1532 pelos espanhóis comandados por Francisco Pizarro, que destruiu muitos edifícios e templos incas, que foram substituídos por templos católicos, já que a igreja abençoava e apoiava a conversão dos "pagãos", claro que de olho no ouro e na prata deles.

A Cusco atual é uma miscelânea da cultura inca e espanhola, com prédios pré-colombianos, coloniais e modernos. As ruas estreitas têm nomes em castelhano e em quíchua, pois há alguns anos a população descendente dos incas passou a recuperar a nacionalidade perdida e resgataram a língua, as tradições e costumes, que por anos foram proibidos pelos padres das diversas congregações que se instalaram na região.

Os monumentos históricos, incas e espanhóis são muito bonitos e bem preservados, os moradores são solícitos e prontos a ajudar o turista. Há empresas de turismo oferecendo pacotes para atrativos no entorno da cidade ou de alguns mais distantes, como Machu Picchu e o Vale Sagrado dos Incas. O câmbio de moedas não é problema - o que varia é o valor da cotação, que é flutuante. Encontramos casas de câmbio que aceitavam até Reais.

Para um bom passeio por Cusco reserve de dois a três dias. É recomendável que, se estiver de carro, o deixe no estacionamento e vá a pé ou pegue um táxi para lugares mais distantes como as ruínas de Korikancha, por exemplo. Há também os ônibus que fazem o city tour a preços razoáveis.

Mais Peru

Se você está no Norte, é bem tranquilo fazer a viagem de carro até o Peru. Aqui relatamos como foi nossa viagem:

Fomos de Porto Velho a Puno, no Peru, de carro

 

A partir de Cusco fica mais fácil você ir a Machu Picchu. Veja aqui:

Machu Picchu é o grande destino no Peru


Autor: José Carlos Sá, Teu Norte
Compartilhar: