25 de maio de 2017 Ar livre , Cultura , Gastronomia , História , Passeio

Campeche, São Francisco de Lisboa e outros bairros de Floripa

Destino: Santa Catarina e sua magia que apaixona na primeira viagem

Entre os bairros de Florianópolis está o Campeche. Além da praia de águas frias e ondas fortes, o lugar foi o local de descanso do piloto e escritor Antoine de Saint-Exupéry, que trabalhava no Correio Aéreo francês na rota Paris - Buenos Aires e aterrissava em Florianópolis - no Campeche - para reabastecer. Além da praia de águas fortes, há muitos restaurantes, onde o prato principal são baseados em frutos do mar. De lá é possível pegar uma embarcação que leva à ilha do Campeche, onde as águas são mais calmas.

 

Casario açoriano de Santo Antônio de Lisboa

 

São Antônio de Lisboa é outro bairro interessante de Florianópolis, que vale a pena visitar com calma. Apesar da existência de praia, o destaque fica para as lojas de artesanato e restaurantes - estes na orla marítima e com cardápios variados. As ruas do bairro lembram a história do lugar, que foi colonizado por açorianos a partir do inicio do século XVIII.

O pôr do sol na praia do bairro Sambaqui é imperdível, que além da beleza do fenômeno diário, ainda dá para ver a parte da cidade de Florianópolis que fica no continente. O local conserva, ainda, aspectos da antiga vila de pescadores que deu origem ao bairro. Uma dica é a caipirinha de pitanga que é servido no restaurante de mesmo nome.

 

Pôr do sol no Sambaqui

 

No Pântano do Sul a praia é de areia fina e águas mansas. Chegando cedo é possível ver pescadores desembarcando com os barcos cheios de tainha. No local a indicação é para o tradicional bar Arante, onde servem um excelente pastel de Berbigão (um marisco) e tem como característica os milhares de bilhetes deixados pelos visitante ao longo dos anos.

 

Lagoa da Conceição

 

Falar da Lagoa da Conceição é sempre difícil pela diversidade de ambientes existentes no entorno da lagoa, sejam dunas, praias de água doce ou marítimas, um parque florestal além de um setor comercial bem variado. Destaque para os dois mirantes - o Mirante do Morro da Lagoa e o Mirante Ponto de Vista. O primeiro permite visualizar a baia, enquanto do outro a visão é da lagoa da Conceição. Vale a visita a ambos.


Autor: José Carlos Sá, Teu Norte
Compartilhar: