08 de dezembro de 2017 Sul , Uruguai

Colonia del Sacramento é um pedaço de Portugal no Uruguai

Portón de Campo - Entrada para o núcleo histórico

Colônia do Santíssimo Sacramento ou, a atual Colonia del Sacramento, no Uruguai, foi fundada em 1680, pelo governador da Capitania Real do Rio de Janeiro, Manuel Lobo, em nome de Portugal, estendendo seus domínios até o rio da Prata. A localidade se tornou um importante entreposto comercial, traficando prata, ouro, gado e fornecendo até escravos para a vizinha Buenos Aires, na margem oposta do rio. A Espanha invadiu a possessão portuguesa, devolveu aos portugueses e tomou de novo, ficando definitivamente em poder dos espanhóis a partir de 1761, através do Tratado de El Pardo.

Pôr do sol no rio da Prata

Atualmente, no entorno do núcleo histórico de Colônia, a cidade dispõe de vários hotéis, casas de câmbio, restaurantes e lanchonetes, além de um pier (Muelle Viejo) ideal para ver o por do sol no Rio da Prata.  No centro histórico, passeios pelas ruas estreitas, calçadas com pedras irregulares, arborizadas e fotogênicas;  subir na muralha e no farol.

Dá para fazer um bate e volta a partir de Montevidéu, que fica distante 180 quilômetros. São duas horas de carro em uma estrada muito boa. Há dois postos de pedágio em cada sentido. O passeio no centro histórico pode ser feito a pé. Em duas ou três horas dá para ver tudo.


Autor: José Carlos Sá, Teu Norte
Compartilhar: