27 de setembro de 2018 Sul , Brasil

Governador Celso Ramos está entre o mar e as montanhas

Final de tarde em Ganchos, centro de Governador Celso Ramos

 

A 40 quilômetros de Florianópolis entre montanhas e o mar está Governador Celso Ramos, município com menos de 14 mil habitantes (IBGE,2010) e que possui duas unidades de conservação: a Área de Proteção Ambiental do Anhatomirim e a Reserva Marinha Biológica do Arvoredo. Formada por nativos, em sua maioria pescadores, a cidade tem um quê de bucólica, praiana e interiorana. E isso é muito bom (pelo menos para nós, do Teu Norte).

O município é bem "espalhado", os bairros não são próximos uns dos outros - alguns estão perto do mar, outros das montanhas ou do campo. É como se fossem pequenos distritos, pois em todos há equipamentos públicos - como posto de saúde e escola.

Lugares como Armação da Piedade, Baía dos Golfinhos e, principalmente, Palmas estão entre os mais procurados para quem quer estar bem perto do mar. Mas praia é o que não falta em Governador: há mais de 30, segundo a prefeitura local. Acesse aqui o guia de praias de Governador Celso Ramos.

Além das diversas praias, passeio interessante é conhecer a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim. Para chegar lá, há embarcações que fazem o passeio específico e outras que percorrem as demais fortalezas da Grande Florianópolis.

Escuna ancorada na Baía dos Golfinhos. Essa embarcação leva a passeios nas fortalezas

 

A culinária é caiçara: peixes e frutos do mar. A pesca é um dos pilares econômicos do município, que nasceu de uma vila de pescadores, inicialmente caçadores de baleias.


Autor: Marcela Ximenes, Teu Norte
Compartilhar: