02 de dezembro de 2017 Sul , Brasil

Lapa: a cidade do Paraná que salvou a República

Casa de Câmara e Cadeia. Vereadores se reúnem no andar superior. Embaixo funciona o Museu de Armas

 

Imagine uma cidade pequena, com poucas centenas de habitantes, que ficou no caminho das tropas federalistas que marchavam com destino a combater o presidente da República e esses moradores resolveram não deixar os rebeldes passar. Isso aconteceu logo depois que foi proclamada a República, em 1889, Várias províncias se rebelaram contra Floriano Peixoto e um grupo chamado de "Maragatos", originários do Rio Grande do Sul seguiu para depor o presidente que era defendido pelos "Pica-Paus", as tropas republicanas, cujos uniformes eram vermelhos, como as penas de uma espécie pica-pau, daí o apelido.

Igreja Matriz de Santo Antônio da Lapa

No meio do caminho tinha uma pedra, ou melhor, uma Lapa. No interior do Paraná, uma pequena força legalista comandada pelo coronel Carneiro resolveu impedir a passagem das tropas. O cerco a Lapa durou 26 dias, sendo que a rendição só foi pedida após a morte do coronel. O atraso permitiu que o Governo Federal enviasse reforços e impedisse o avanço dos revoltosos.

E a cidade voltou à calma, que se mantém até os dias de hoje, com ruas calçadas com paralelepípedos, canteiros arborizados e edifícios do seculo 19 muito bem preservados. Como atrativos para o turismo histórico, os museus: A Casa Lacerda, onde o coronel Carneiro faleceu; a Casa Vermelha, que abriga o Museu do Tropeiro; Casa da Câmara e Cadeia. No andar superior a Câmara Municipal continua se reunindo, no piso inferior há uma interessante exposição no Museu das Armas.

Coxinha tradicional da Lapa

Além desses, o Exército Brasileiro mantem o Museu General Sission, com mostra de armas da época da Segunda Guerra Mundial. Outro local que não se pode deixar de visitar é o Pantheon de Heroes, onde estão guardados os restos mortais dos combatentes do Cerco da Lapa.

Uma última observação: Não deixe de provar a "coxinha de farofa", iguaria que foi inventada na cidade.

Posts

02 de dezembro de 2017 Cultura , História , Passeio

Casa dos Cavalinhos, a casa cheia de amor na cidadezinha de Lapa

Você nem imagina que essa casa amarela tem uma história de amor

Leia mais

Autor: Marcela Ximenes, Teu Norte
Compartilhar: