09 de janeiro de 2018 Nordeste , Brasil

Parque dos Lençóis Maranhenses surpreende pela beleza

Lençóis Maranhenses: você precisa conhecer!

 

O Maranhão é uma beleza! Começando pela capital, São Luís - que o Teu Norte sugere que você visite - e se estendendo para os incríveis Lençóis Maranhenses. Não tem para ninguém! Em beleza e visual surpreendente apostamos nossas malas que o Parque dos Lençóis, em Barreirinhas (outro lugarzinho delícia), é o destino mais imperdível entre todos os destinos brasileiros.

Primeiramente reserve - pelo menos - cinco dias livres para conhecer e viver a região. As atrações não são de fácil acesso e isso faz com que a maioria dos passeios ocupe quase um dia todo.

O Parque dos Lençóis Maranhenses tem dezenas de lagoas e se estende por três localidades: Barreirinhas, que tem infraestrutura, Santo Amaro e Atins, que não contam com todo aparato de uma cidade. O Teu Norte ficou em Barreirinhas e fez dois roteiros: Lagoa Azul e Lagoa Bonita. Esses nomes parecem entregar o lugar, mas não. A Azul é muito mais que isso e a Bonita vai além. Porém, você só entenderá se for até lá.

Antes de ir, pense que você está indo para um lugar onde quem manda é a natureza. Se você tem ou não sangue doce para mosquito, separe um bom repelente; leve também filtro solar, boné/chapéu - lá o sol não dá moleza. Os guias recomendam para que fiquemos descalços, mas se a areia quente é muito incômodo para você, vale usar aquelas meias para hidroginástica. Leve também bastante água e um lanchinho para casos de emergência. Bom lembrar que os Lençóis são dunas (algumas muito altas), portanto, não exagere na mochila.

A melhor época para ir aos Lençóis é quando as lagoas estão cheias e as chuvas cessaram - o que ocorre de junho a setembro. Verifique se houve chuva suficiente para encher as lagoas. Em 2017 choveu muito e na primeira quinzena de setembro as lagoas ainda estavam cheias.

Nossos passeios não foram reservados antecipadamente, fizemos isso ao chegarmos à Barreirinhas. A agência que contratamos foi a São Paulo Ecoturismo e recomendamos. Ótimos guias e veículos.

O caminho da cidade até as lagoas passa por uma balsa - que atravessa o rio Preguiças, estrada de areia, caminho no meio da vegetação. Sim é uma viagem sacolejante, porém segura. A Lagoa Azul é mais próxima, cerca de 30 minutos de carro. A Bonita fica uns 20 minutos mais distante. Vale cada minuto.

Para chegar à Lagoa Bonita a subida é 'puxada'

 

As lagoas são os principais pontos a serem visitados, mas há um passeio que indicamos a todos que adoram rios, um tour pelo maravilhoso rio Preguiças. Leia aqui


Autor: Marcela Ximenes, Teu Norte
Compartilhar: