23 de agosto de 2016 Norte , Brasil

Porto Velho é cidade de muitos brasis

Pôr do sol no rio Madeira

 

Se São Paulo é onde estão todas as nacionalidades, Porto Velho é a cidade dos muitos Brasis. Na capital de Rondônia você encontra gente de todos os cantos do país, sem exagero! A cidade nasceu a partir da instalação da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (leia aqui) que contou com a força e dedicação de homens de vários países e de muitos estados brasileiros, especialmente os nordestinos. Por isso, não estranhe se ouvir os locais falando como o pessoal do Nordeste.

Localizado no Norte do Brasil, Porto Velho tem atualmente, segundo o IBGE, aproximadamente 520 mil habitantes - pouco para uma capital, né? Mas a cidade é grande em extensão e em diversidade cultural. Devido a essa miscelânea de povos, há culturas para muitos gostos. Música você pode ouvir sem se perder desde forró, sertanejo, brega, indie, rock... Dá para ir passear no shopping (Conheça aqui), bater pernas pelos mercados públicos (veja aqui), conhecer os prédios e monumentos históricos (veja aqui e aqui). Porto Velho está na Floresta Amazônica, então rios, cachoeiras e igarapés ( = córrego, arroio, riacho ou regato) estão bem próximos da área urbana, facilzinho de chegar.

Tem sol quase todos os dias do ano, mesmo quando... chove. Porto Velho, como as demais capitais da região Norte, tem o clima definido por verão e inverno amazônicos. O verão - que começa em maio e segue até setembro - tem temperatura que em algumas tardes pode chegar fácil a 38°C. Nesse período há ocorrência de chuva eventual em agosto. A umidade do ar costuma ser baixa. Portanto, é imprescindível o uso de filtro solar e o consumo frequente de líquidos.

No inverno não há frio e nem sempre a alta temperatura dá trégua. A característica deste período é de chuvas quase diárias de dezembro a abril. Mesmo assim, o sol sempre sai para saudar a todos.

Posts

27 de setembro de 2018 Ar livre , Aventura , Passeio

Vamos pro banho? Conheça alguns balneários em Porto Velho

Quem é do Norte sabe que a expressão "ir para o banho" não significa somente tomar banho no banheiro. Se você estiver em Porto Velho a passeio, provavelmente receberá o convite

Leia mais
18 de dezembro de 2017 História , Passeio

Prédios históricos e monumentos de Porto Velho

O centro histórico guarda o mesmo traçado de ruas feito pelo primeiro prefeito da cidade, ou melhor, o primeiro intendente, major Fernando Guapindaia de Souza Brejense.

Leia mais
10 de dezembro de 2017 Cultura

Mercados de Porto Velho

Os porto-velhenses costumam tomar café da manhã nos mercados da cidade

Leia mais
21 de maio de 2017 Cultura , História , Passeio

Igrejinha de Santo Antônio tem devoção e história de Porto Velho

A igreja (normalmente) fica aberta diariamente para visitação, as missas são celebradas aos domingos às 10 horas. A festa anual, realizada dia 13 de junho, tem uma semana de atividades, que culminam com o arraial no dia de Santo Antônio.

Leia mais
28 de janeiro de 2017 Passeio

Você precisa ver o pôr do sol num passeio de barco no rio Madeira

O percurso dura em média uma hora, saindo de um dos principais pontos turísticos de Porto Velho

Leia mais
23 de agosto de 2016 Cultura , História , Passeio

Santo Antônio do Madeira antes de Porto Velho

Hoje resta muito pouco daquele tempo em que o município foi o maior do mundo, pertencia ao estado de Mato Grosso

Leia mais
23 de agosto de 2016 Cultura , História , Passeio

Exposição permanente conta a vida de Marechal Rondon

Dividida em duas partes, subdivididos em quatro ambientes, a exposição mostra diferentes fases da vida de Cândido Mariano Rondon

Leia mais

Autor: Felipe Araújo, Colaborador(a)
Compartilhar: