20 de julho de 2017 Norte , Brasil

Rondônia um estado meio amazônia, meio cerrado

Vale das Cachoeiras em Nova União, na região central de Rondônia

O estado de Rondônia, localizado na região Norte, ainda é pouco explorado pelo turismo. Vasto em extensão, o estado tem uma diversidade de atrações naturais: rios, cachoeiras, vales, serras, grutas e, claro, florestas!

No sul do estado, o bioma é mais cerrado - meio com cara de Centro-Oeste, afinal, Mato Grosso é bem ali. Nessa região de Rondônia estão grandes rios e cachoeiras. A região mais para a fronteira com a Bolívia, a leste, parece uma extensão do Pantanal. Grandes áreas que ficam alagadas nas cheias são um atrativo para quem aprecia a pesca esportiva.

Em Rondônia há mais de 50 povos indígenas, entre eles os Paiter Suruí. A reserva deles está localizada no município de Cacoal e há um museu onde estão expostos em uma moradia tradicional - de palha de babaçu - itens do cotidiano dos indígenas. Na terra dos Suruí há a maior reserva de diamantes do planeta.

Mais ao centro de Rondônia, os rios e cachoeiras continuam fazendo parte da paisagem e há hotéis fazenda que aproveitam a natureza para oferecer aos hóspedes a tranquilidade da floresta com o conforto.

Ao norte, onde está localizada a capital Porto Velho, tem também sítios arqueológicos onde, segundo contam, há vestígios de animais enormes, como a preguiça gigante. A extinta ferrovia Madeira-Mamoré é uma atração a parte, na praça à margem do rio Madeira.


Autor: Marcela Ximenes, Teu Norte
Compartilhar: