16 de maro de 2018 Sul , Chile

Santiago do Chile – uma metrópole entre as montanhas dos Andes

Troca de Guarda no palácio presidencial La Moneda

 

Uma cidade agradável, limpa e bem acolhedora. Os serviços de transporte público funcionam muito bem. Ônibus coletivos e carros do metrô limpos e funcionários solícitos, prontos a ajudar brasileiros atrapalhados.

Os destaques para as áreas verdes urbanas, como a Quinta Normal, o Cerro Santa Lucia, bem no centro da capital chilena [duas fotos] e Cerro San Cristoban; Museu Histórico Nacional; da História Natural, Nacional de Bellas Artes, Artes Precolombino, da Memória e dos Direitos Humanos, La Moneda (precisa agendar visita pelo site) e o Centro Cultural La Moneda que fica nos fundos do Palácio La Moneda.

Para quem gosta de cerimônias cívicas, a troca da guarda do palácio presidencial – ou cambio de guardia – é uma oportunidade especial. O evento é realizado desde 1851, quando os Carabineros de Chile, na guarda presidencial, são substituídos. Acontece a cada dois dias, às 10 horas da manhã em dias de semana e às 11 nos sábados, domingos e feriados. A guarda que sai e a guarda que entra em serviço se perfilam e a banda marcial executa, além das marchas militares, músicas populares. Como sempre há brasileiros na plateia, capricham na “Aquarela do Brasil”, do Ari Barroso. Há gente que se emociona e outros que dançam ao ritmo da música. Acesso fácil por metrô, estação La Moneda.

Um passeio imperdível – mesmo que sua visita seja curta – é a uma vinícola. Existem várias nas proximidades de Santiago. Escolhemos a Viña Cousiño Macul pela facilidade de acesso. Usamos o metrô e um micro-ônibus, que para na entrada da vinícola. O agendamento deve ser feito com antecedência pelo site da empresa, que existe desde o século XIX. A história da vinícola é muito interessante, especialmente da introdução de máquinas para a produção dos vinhos, que, aliás, são muito bons.

Vista de Santiago a partir do Sky Costanera

 

Por fim, mas não menos importante, recomendamos uma visita ao Sky Costanera, o mirante mais alto da América do Sul, com 300 metros de altura, de onde você tem uma visão privilegiada de Santiago de 360 graus. O acesso é pelo primeiro piso do shopping Costanera, que é outra atração, com suas lojas, restaurantes e acesso fácil, também por metrô.

Posts

10 de abril de 2018 Aventura , Cultura , História , Passeio

O que fazer em Santiago e arredores

Em Santiago há uma infinidade de atividades, seja ao ar-livre - nos muitos parques, em museus e até em shoppings.

Leia mais
26 de maro de 2018 Ar livre , Aventura , História , Passeio

Cerro de Santa Lucía, no Centro de Santiago

O parque é grande, arborizado, bonito, limpo:  Um convite ao descanso.

Leia mais
21 de maro de 2018 Aventura

Embalse el Yeso é incrível e dá para ir por conta a partir de Santiago

Esse lugar incrível está localizado muito próximo a Santiago, cerca de 40 quilômetros, na comuna de San Jose de Maipo.

Leia mais

Autor: José Carlos Sá, Teu Norte
Compartilhar: