07 de dezembro de 2017 Nordeste , Brasil

São Luís é um super-destino no Nordeste

São Luís é uma cidade cheia de encanto e belezas, fácil ficar apaixonado e querer voltar. O Teu Norte esteve por lá em setembro/2017 e pretende voltar porque ainda tem muito amor para viver naquelas ruas históricas.

Centro histórico

O Centro Histórico reúne (quase) todas as atrações - com destaque para os casarões seculares com suas fachadas decoradas com azulejo português. Ok, eles não estão conservados como merecem, mas continuam imponentes e forçam nossa cabeça a imaginar como foram um dia.

Em um dia você consegue passear pelas ruas de pedras e visitar os museus. São eles:

Casa de Nhôzinho - O museu é dedicado a um artesão, que mesmo tendo vivido com um doença degenerativa - a exemplo do Aleijadinho, de Minas Gerais - fabricava brinquedos, peças em madeira, mas tinha como especialidade a representação do folclore maranhense, esculpindo as figuras do Bumba-Meu-Boi em buriti. O museu também tem peças do cotidiano de pescadores e agricultores e de indígenas. Fica na rua Portugal, 185 - Centro Histórico.

Obra de Nhôzinho retratando uma das representações do Bumba-Meu-Boi

Casa das Tulhas - É uma construção do século XVIII e hoje funciona como um mercado, onde se predominam os bares. Lá é possível comparar artesanato, camarão seco e a aguardente Tiquira, que é preparada com a mandioca. Localizado na rua da Estrela, 184 - Centro Histórico.

Casa do Maranhão -  É um local onde se conta a história da formação cultural do Maranhão, desde os indígenas e a contribuição francesa e portuguesa. É um acervo muito grande e bonito, que vale a pena ser visitado.  Avenida Prof. Carlos Cunha, 3000 - Centro Histórico.

Museu de Arte Sacra - A história do Maranhão pode ser conhecida também pelo prisma da religiosidade. É o que mostra o Museu de Arte Sacra, onde cada sala retrata uma fase da Igreja Católica ao longo dos séculos. Há peças vindas da Europa e outras feitas por alunos indígenas aculturados. É uma vigem interessante. Palácio Arquiepiscopal - Rua 13 de Maio, nº 500 – Centro.

Pátio central do Convento das Mercês

Convento das Mercês/Museu da Memória Republicana - O antigo convento começou a ser construído em 1654.  Depois da Independência do Brasil, em 1822,  o prédio foi seguidamente abandonado e ocupado. Hoje abriga o Museu da Memória Republicana (antiga Fundação José Sarney), com a história do ex-presidente José Sarney e o acervo é formado por objetos pessoais, comendas e presentes recebidos quando exercia a presidência da República. O acervo é muito bonito e separado por país de origem. Não deixe de visitar.  Rua da Palma, 502 - Desterro.

Forte Santo Antônio da Barra

Forte de Santo Antônio da Barra - O forte fica localizado ao lado de um dos points de São Luis, o "Espigão", local muito frequentado para se apreciar o por do sol na capital maranhense. Construído a partir de 1691 em local estratégico para proteger o canal de acesso marítimo da cidade de São Luís, o Forte de Santo Antônio da Barra foi edificado em uma área sob influência das marés, que deteriorou o prédio. O Iphan tombou o forte em 1975 e realizou restaurações em 1984 e 1991. A última restauração foi feita pelo Governo do Maranhão em 2016. Vale a pena visita para conhecer a ocupação da região.

Posts

07 de dezembro de 2017 Aventura , Cultura , História

São Luís é um bom destino sim. Veja porquê!

Andar pelas ruas à noite é uma experiência quase de outro mundo! Com as luzes amarelas dos postes antigos, parece que estamos passeando no início do século passado

Leia mais

Autor: Marcela Ximenes, Teu Norte
Compartilhar: