01 de outubro de 2019 Cultura , Gastronomia , Passeio

Oktobertanz abre as festas alemãs em Santa Catarina

Destino: Santa Catarina e sua magia que apaixona na primeira viagem

Desfile reúne grupos de outras colônias alemãs

 

O mês de outubro em Santa Catarina é repleto de festas espalhadas por todo o estado, sendo a mais famosa a Oktuberfest, em Blumenau. Mas este período festivo é aberto por uma festa na pequena cidade de São Pedro de Alcântara (distante 38 km de Florianópolis), com diversas atividades culturais ligadas às tradições que os imigrantes alemães trouxeram para o Brasil a partir de 1819.

A Oktubertanz foi criada em 2001 com a intenção de ser uma festa itinerante percorrendo as cidades onde houve colonização alemã,  mas a ideia não deu certo e os organizadores resolveram concentrar em São Pedro de Alcântara, que foi o primeiro núcleo da imigração alemã, atraída ao Brasil por Dom Pedro I.

 

Típica culinária germânica é atração a parte

 

Em 2019, quando foram comemorados os 190 anos da chegada das primeiras famílias de imigrantes alemães a Santa Catarina, os festejos foram iniciados no sábado, 21 de setembro, com a abertura da praça de alimentação, instalada no salão da Igreja Matriz da cidade.

No domingo houve desfile com a participação de várias famílias de descendentes dos colonos que chegaram a partir de 1829, além de representantes das outras cidades também colonizadas por imigrantes alemães. Na sequência houve apresentação de grupos de dança e degustação de pratos típicos, como Eisbein (Joelho de porco), Schnitzel (filé do lombo de porco a milanesa), Ente (marreco), batata recheada e cachorro quente alemão.


Autor: José Carlos Sá, Teu Norte
Compartilhar: