Onde ir na região da Grande Florianópolis
Não muito longe de Florianópolis, você pode encontrar paisagens diferentes das belas praias da ilha.

A menos de 30 quilômetros, na Grande Florianópolis, encontramos Santo Amaro da Imperatriz, uma cidade pequena que tem nas águas termais e nos esportes radicais o atrativo turístico para a localidade, que também tem a tradição da Festa do Divino. O nome é uma homenagem à D. Tereza Cristina, esposa de D. Pedro II, que ao visitar o local fez uma doação para a conclusão de um hospital, cujas obras foram iniciadas ainda no reinado de D. João VI.
Seguindo pela BR-262 rumo à Serra Catarinense, chegamos a Rancho Queimado, uma pequena cidade que tem entre suas atrações naturais o museu histórico e a Festa do Morango. A alguns quilômetros adiante, você chega ao Mirante do Morro de Bela Vista, de onde se vê o início da serra e quilômetros ao redor, se o tempo estiver bom.

Saindo de Rancho Queimado, pela rodovia SC-281, se chega a simpática cidade de Angelina, onde as atrações principais são a igreja matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Angelina. Por trás da catedral, o Santuário de Lourdes, com um caminho construído na subida de um morro, inspirado na Via Sacra feita por Jesus Cristo. Ao final do caminho cercado pela mata e uma cascata, a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, com muitos ex-votos de pessoas que agradeceram graças alcançadas.

Já no pé da serra catarinense fica a simpática Urubici, com acessos pela rodovia SC-110, que corta a cidade ao meio e é o caminho para as altitudes e para o frio de cidades como São Joaquim. Há dezenas de atrativos naturais como a Pedra da Águia, a Cascata do Avencal, a Pedra Furada e as pinturas rupestres na Serra do Panelão. Vale também uma visita à Igreja Matriz, que foi construída com o formato de uma cruz.

E ainda mais próximo de Florianópolis está Governador Celso Ramos (leia aqui).
